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Ricardo Borges Rodrigues

-Estudante de Doutoramento- Mais informação
 
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Interesses de investigação

Actualmente, encontro-me a concluir o doutoramento em Psicologia Social e das Organizações, onde analiso o papel de normas sociais contraditórias (e.g., norma anti-racista e norma da lealdade endogrupal), no desenvolvimento das atitudes étnicas de crianças Portuguesas Brancas, entre 6 aos 11 anos de idade. Em específico, a minha investigação foca-se na análise dos seguintes temas:

1. Desenvolvimento das atitudes étnicas ao longo da infância.
As crianças têm atitudes étnicas preconceituosas? Estas atitudes mudam ao longo do desenvolvimento? De que forma?

2. Papel das normas sociais no desenvolvimento das atitudes étnicas, em particular, da norma anti-racista e da norma do lealdade endogrupal.
As atitudes étnicas das crianças são influenciadas pelas suas percepções das atitudes e comportamentos étnicos que os adultos consideram socialmente aceitáveis?

3. Processos que promovem a aprendizagem das normas sociais, e condições que facilitam a sua activação.
Em que momento as crianças manifestam conhecimento da norma anti-racista e da lealdade endogrupal, e em que circunstâncias estas normas influenciam as suas avaliações étnicas?

4. Intervenções em contexto escolar para a promoção de relações interétnicas positivas, pela via da implementação, e difusão, de normas sociais que apoiem a igualdade, e sancionem a expressão do preconceito étnico.

5. Relação entre atitudes implícitas e explícitas.
Como evolui, ao longo da infância, a relação entre as atitudes implícitas e explícitas, e qual o papel de factores de ordem cognitiva e contextual na moderação desta relação?

Percurso Académico

(actualmente) Aluno de doutoramento em Psicologia Social e das Organizações no ISCTE-IUL
(2003, Junho) Licenciatura em Psicologia Social e das Organizações no ISCTE-IUL

Publicações Seleccionadas

Rodrigues, R. B., Monteiro, M. B., & Rutland, A. (2010). Cada cabeça, duas sentenças: Aprendizagem e activação das normas anti-racista e do favoritismo endogrupal ao longo da infância e avaliações inter-raciais em crianças Brancas de origem Lusa. In C. Nogueira, I. Silva, L. Lima, A. T. Almeida, R. Cabecinhas, R. Gomes, C. Machado, A. Maia, A. Sampaio & M. C. Taveira (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 3459-3470).

Monteiro, M. B., França, D. & Rodrigues, R. (2009). The development of prejudice in childhood: How cognitive and normative factors can hide children's racial prejudice. International Journal of Psychology,44, 23-39.

Oliveira, J.M., Amâncio, L., Rodrigues, R. & Fouto, S. (2003). Representações Sociais dos Direitos das Mulheres na legislação internacional e portuguesa In Actas da III Jornada de Representações Sociais.